.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Luciana Pontual
Atriz, palhaça e encenadora. Atua como Dra. Svenza na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2005.
Tem sido através do computador, dos celulares e da TV que imagens emocionantes abrilhantam nossos olhos nos últimos dias. A tão sonhada vacina chegou aos hospitais.
Claro que ainda falta muito para que todos sejam imunizados, mas ver colegas da linha de frente serem vacinados enche o coração de esperança. Os momentos registrados em fotos detalham cada ação: a chegada, a hora em que recebem a vacina, o cartão com o nome de cada profissional que não mediu esforços para salvar vidas —mesmo arriscando a sua própria.
É sobre cuidado, respeito e dignidade. A vacinação vem como um respiro, embora ainda estejamos em corrida contra o tempo para que mais pessoas sejam vacinadas o quanto antes. E que o medo de perder alguém que a gente ama possa ser amenizado.
Ainda não podemos voltar presencialmente ao atendimento nos hospitais até que estejamos todos em segurança. Continuamos contando com a ajuda das profissionais que reservam espaço no tempo corrido para que as visitas possam acontecer.
Enquanto a vacina não vem, vamos realizando os encontros que sempre tivemos no formato 3D, três vezes diversão. Os profissionais dos hospitais, as crianças e nós, palhaços.
No primeiro andar do Centro de Oncologia do Oswaldo Cruz fazemos atendimentos individuais pelo computador. A brinquedoteca é transformada em Consultório Besteirológico. Outro dia se transformou em uma exuberante floresta, e até lobo apareceu uivando… Dr. Micolino se borrou de medo e Ícaro, nosso paciente, se divertiu com a frouxisse do paspalho!
As crianças sempre encontram jeitos curiosos de olhar para a mesma coisa, estão a todo momento presentes, inteiras, livres. A imaginação não tem limites.
Dia desses meu filho perguntou se calçada é lugar onde se guarda calças. Esse jeito desprendido de olhar e não julgar! Tenho muita sorte de conviver com crianças, pois elas ensinam a enxergar através e além. Transformam areia em castelo, caixa de sapato em casa, dão comida para formigas, são heróis, vilões, brigam e, na mesma hora, se abraçam.
A criança e o palhaço, reflexo um do outro. Acho de uma beleza imensa a gente olhar nos olhos do outro e se enxergar através da íris. Se reconhecer e ser igual.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira