.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
A semana começou pra lá de profunda! Logo na segunda-feira tivemos uma palestra em nossa sede com o filósofo e amigo Emílio Terron, que trouxe uma abordagem bastante especial sobre aspectos que norteiam a felicidade.
Ele partiu da definição de intuição e de tempo de Henri Bergson (1859 – 1941). Segundo ele, toda vez que recebemos um estímulo do ambiente, recorremos à nossa memória, que nos fornece subsídios para tomar uma ação naquele momento. Esse processo, automático, garante a nossa sobrevivência e a continuidade da vida. O que Bergson procurou estimular é justamente um contraponto a esse modo automático. “Se ao recebermos o estímulo, alongarmos o tempo de resposta, explorando a memória, podemos encontrar novas zonas do pensamento e sabotar esse automatismo, se desprendendo de crenças que, muitas vezes, reduzem a nossa percepção do mundo.”, contou Terron.
Assim, a intuição seria esse movimento que nos autoriza a entrar em novas zonas do pensamento, a experimentar o novo. “A intuição lida com algo que estava adormecido em nós. Quando você intui, você cria uma ficção.”, afirmou o filósofo. Ele deu o exemplo das brincadeiras que os palhaços dos Doutores da Alegria fazem no hospital, explorando outras realidades, quebrando a fronteira do olhar. Neste sentido, Emilio falou sobre a importância de estimular a ficção, uma vez que a vida não pode se reduzir somente à inteligência.
“A vida não pode ser reduzida à inteligência. É preciso fabular, ultrapassar as barreiras das leis universais, como fazem artistas e suas obras de arte.”, finalizou Emilio, iniciando um debate interessante sobre o tema. O evento contou com interessados no assunto, artistas e professores e alunos da Escola.
A palestra iniciou um ciclo de encontros sobre temas que circundam o trabalho da organização, como alegria, saúde e políticas públicas. Em breve outras palestras serão abertas ao público, sempre na sede paulista. Até a próxima!
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira