.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
São Paulo
Quem nunca se perguntou como é ser um palhaço? Ou mesmo teve curiosidade em conhecer um pouquinho sobre as dinâmicas dos palhaços de Doutores da Alegria? Bem, então você está no lugar certo, ou quase lá.
O curso Palhaço para Curiosos proporciona uma aproximação da linguagem do palhaço para que você encare as situações do dia-a-dia a partir da lógica (ou pela falta de lógica) – típico da linguagem do palhaço.
É um convite para olhar o mundo pela perspectiva do palhaço de Doutores da Alegria, que se inspira na relação e nas trocas com outras pessoas e transforma a realidade ao redor em universos paralelos.
Palhaço para Curiosos é um curso com oito encontros presenciais para quem deseja se familiarizar com o mundo do qual Doutores da Alegria está envolvido, dando o gostinho do que é a palhaçaria e incentivando a vivência de novas experiências.
Mas, ó, o objetivo não é formar artistas ou pessoas em palhaços para atuar nos hospitais.
Não, o curso Palhaço Curiosos não é voltado para formar palhaços, pois a arte completa da palhaçaria não pode ser desenvolvida em um curso de curta duração.
Os participantes não usarão o nariz vermelho e não aprenderão técnicas para serem mais engraçados.
O que se pretende, através da experiência dos encontros, é instigar a curiosidade sobre si, sobre o mundo e sobre o outro.
Como o curso funciona?
Os alunos do Palhaço para Curiosos terão oito encontros com artistas formadores de Doutores da Alegria para aprender as bases da linguagem do palhaço e do jogo teatral, tendo a oportunidade de trabalhar com a base do brincar usando elementos essenciais do jogo cênico e do improviso.
É uma formação leve, livre de técnica e de desenvolvimento artístico, com aulas sobre olhar e escutar o mundo e, principalmente, sobre cuidar de si mesmo.
As aulas são ministradas por dois artistas formadores da organização para até 26 participantes.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos e tenha curiosidade sobre o mundo do palhaço.
É gratuito?
Palhaço para Curiosos é um curso pago que colabora para que a associação mantenha suas atividades na sociedade. Ao mesmo tempo que gera recursos, também integra e dissemina conceitos que afetam o cotidiano das pessoas participantes.
A Escola Doutores da Alegria oferece duas bolsas integrais para participação, uma destinada exclusivamente para pessoas negras – consulte regulamento.
Quando: o curso acontece entre os dias 02 de agosto e 20 de setembro de 2023, toda quarta-feira, das 19h30 às 22h30.
Onde: Encontros presenciais na sede da associação Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73, Pinheiros / São Paulo).
Facilitadores: Artistas formadores de Doutores da Alegria
Investimento:
Inscrição com desconto de 09 a 30 de junho de 2023: R$ 1.056
Inscrição sem desconto de 01 a 26 de julho de 2023: R$ 1.173
Os valores podem ser parcelados em até três vezes no cartão de crédito
Bolsa de estudo
A Escola Doutores da Alegria oferece 2 bolsas integrais para o curso Palhaço para Curiosos aos profissionais da saúde, da educação e da assistência social que trabalhem em unidades públicas. Uma bolsa terá recorte racial, sendo destinada exclusivamente a pessoas negras por autodeclaração de raça e cor.
Período de inscrição: de 09 de junho a 05 de julho de 2023
Critérios de participação:
Os interessados devem enviar uma breve carta de apresentação, justificativa sobre o interesse pelo curso, comprovante de vínculo de trabalho na respectiva área de atuação e uma autodeclaração de raça para o e-mail palhacoparacuriosos@doutoresdaalegria.org.br.
Outras informações
+ Os certificados oferecidos pelos cursos são referentes às horas realizadas. São cursos livres, sem relação com o MEC;
+ Os cursos da Escola não se destinam a formar palhaços para a atuação em hospitais;
+ A Escola é um processo distinto da seleção de artistas para ingresso no elenco do Doutores da Alegria.
Todas as páginas dos Doutores da Alegria estão em ambiente de segurança.