.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Festa na UTI? Sim, com bexigas coloridas, guirlandas, fotos, desenhos e enfeites de princesas nas paredes da baia onde fica a pequena B., quase a completar cinco anos de idade. Toda a equipe de médicos, enfermeiras e fisioterapeutas se reuniu, no momento da visita das duas besteirologistas, que ajudaram na algazarra.
A mãe da garota nunca deixou a peteca cair totalmente.
B. chegou ao hospital com uma hepatite fulminante que a levou a um transplante. A mãe e toda a família acompanharam com muita garra a luta da menina pela vida, que ficou em estado grave muitas vezes.
Quando precisou ficar em isolamento, a garota não perdeu o contato com as besteirologistas Xaveco e Emily. Através do vidro, elas faziam serenatas e provocavam os pai e avós, o que fazia com que ela desse algumas risadas, fortalecendo o vínculo entre elas. Emily mandava-lhe mensagens por meio de desenhos que fazia no vidro com canetas especiais.
Enquanto desenhava e a B. se divertia, a Xaveco dava cobertura, pois já haviam levado bronca por causa dessa travessura de desenhar no vidro! Mas o risco sempre valia a pena… E de tanto teimar, algumas profissionais do andar resolveram dar permissão para essa travessura continuar acontecendo!
Hoje, fora da UTI, a menina já caminha pelos corredores. Em uma das visitas, as besteirologistas chegaram bem na hora da briga do banho. Ela se recusava e estava muito brava! Mas foi acalmando ao ouvir a música “Tô aqui tomando banho” cantada pelas palhaças. Bolhas de sabão ajudavam a compor a música. Sua mãe, que não é boba, aproveitou o momento e foi paramentando a menina para o banho, colocando plástico em tudo que não podia molhar. Quando a serenata acabou, ela estava prontinha!
Uma alegria poder dizer isso: B.já está brigando, contestando e, principalmente, o som da sua risada está mais alto!
Dra. Xaveco Fritza (Val de Carvalho)
Instituto da Criança – São Paulo
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Ola sou médica dermatologista, trabalho no Hospital Federal de Bonsucesso -RJ.
Gostaria de poder participar por um período, ou algumas vezes das visitas aos pacientes em hospitais no RJ.
Como faço para saber se isso é possível?
Obrigada
Livia Barbosa
Crm: 5278125-8
Bom dia!
Sou a tia da pequena B. e só tenho a agradecer a Deus por existirem pessoas como vcs, que fazem toda a diferença na evolução do quadro dessas crianças guerreiras. Sou medica em Brasília e tenho a convicção que este tratamento que vcs realizam tem tanta importância (ou mais!) do que toda a assistência e cuidados médicos e de enfermagem que os pacientes recebem.
Recebam minha eterna gratidão e a força para que continuem sempre levando alegria a todos!
Parabéns pelo trabalho!
Abraços fraternos!
Obrigado, Doutores da Alegria! Sou pai da Bruninha e fiquei muito feliz ao ler esse texto. Apareçam sempre lá no quarto. A Bruna adora vocês. Obrigado por tudo!