.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Em setembro, Doutores da Alegria traz dois convidados para apresentarem suas visões sobre temas que estão na pauta de discussões da organização: racismo e feminismo.
O ciclo de palestras é promovido pela Escola Doutores da Alegria e faz parte do Sistema Lúdico de Saúde – sistema de formação que propõe encontros, cursos e experiências para o público em geral que não necessariamente tem foco na prática artística.
No dia 19 de setembro, quinta-feira, às 19h30, o papo é com o educador e filósofo Ricardo Matheus Benedicto. A palestra “O Racismo e a Naturalização da Ignorância” pretende refletir sobre os meios utilizados pelos agentes, conscientes ou não, do racismo para a manutenção deste sistema desumano.
“Perceber o mundo de modo enviesado torna-se um excelente mecanismo de defesa para os membros da cultura europeia, pois não é possível defender o racismo, hoje, da mesma maneira que foi defendido nos séculos XIX e meados do século XX sem provocar repulsa.”, explica Ricardo, que já esteve conosco em uma palestra em 2017, é mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor do Instituto de Humanidades e Letras – Malês da Unilab, coordenador do curso de Pedagogia e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada.
Para garantir a sua vaga na palestra “O Racismo e a Naturalização da Ignorância”, clique aqui para se inscrever.
Já no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h30, Maria Amélia de Almeida Teles traz a palestra “Ações Feministas em Defesa da Saúde”, uma conversa sobre a retomada das bandeiras de luta feministas dos anos 70, que renascem agora com o direito ao próprio corpo e com a ideia de que as questões pessoais vivenciadas pelas mulheres são em primeiro lugar políticas.
Maria Amélia é feminista, ativista de direitos humanos, escritora, fundadora e integrante da União de Mulheres de São Paulo e coordenadora do Projeto de Promotoras Legais Populares e do
Projeto Maria, Marias em parceria com o IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
Para garantir a sua vaga na palestra “Ações Feministas em Defesa da Saúde”, clique aqui para se inscrever.
Ambos os encontros acontecem na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros, São Paulo (próximo à estação Oscar Freire do metrô) e são gratuitos ao público. Disponibilizamos 45 vagas para cada palestra, com inscrições prévias nos links acima.
O ciclo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela associação Doutores da Alegria.
Nos últimos anos, requalificamos a nossa missão para uma tarefa institucional, que traz a cultura como direito, e estabelecemos uma nova pauta de valores organizacionais. A partir de uma nova governança, entendemos que Doutores da Alegria precisaria se preparar para tempos instáveis e desafiadores, que vêm acompanhados de transformações sociais legítimas e necessárias para uma sociedade equilibrada e justa.
Neste sentido, o ciclo de palestras com convidados é uma forma de dividirmos estes saberes e enxergamos maneiras de enfrentar as instabilidades juntos. As próximas palestras serão divulgadas em breve.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira