.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Quando conhecemos o F. saiu, pela primeira vez do meu bolso, o passarinho colorido de crochê que eu trouxe de uma viagem. O dedoche ainda não tinha nome e a ideia que veio na hora foi batizá-lo com o mesmo nome do menino. Descobrimos que o passarinho gostava de soltar beijos e, de repente, soltou um… bem, fez um cocô na cabeça do Dr. Marmelo! O F. deu muitas risadas com o feito e esse foi o nosso primeiro encontro.
Em outro dia, o passarinho foi novamente o elo entre nós e o menino, que nos aprontou uma grande surpresa. Mesmo com muita dificuldade em falar por conta da traqueostomia, F. tinha pedido à enfermeira pra colocar um “cocozinho” em sua mão. Quando chegamos, a enfermeira falou:
F., não vai mostrar a surpresa?
Ele abriu a mão e mostrou um pedacinho de silicone em formato redondinho.
É o cocô do passarinho! – bradou a enfermeira.
Nós nos olhamos e ficamos felizes com a surpresa, pois o menino estava entrando no jogo conosco. E ao brincar, a verdade de quem brinca é tão de verdade que a gente acredita nela e se diverte muito!
No terceiro encontro com o F., estávamos tocando e cantando música. Ele remexeu o corpo num gingado tão impressionante pra quem está assim, deitado, com tubos, que ficamos todos boquiabertos. A Dra Solange veio ver de perto e depois as enfermeiras foram chegando pra ver, todas comemorando muito o fato de ele estar dançando. E ele se sentiu todo importante com o seu progresso, ou simplesmente por ter, naquele instante, um prazer tão grande que é dançar.
Dra. Mary Enn (Enne Marx)
Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira)
Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – Recife
Fevereiro de 2013
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Fantástico!