.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
O Hospital Santa Marcelina, situado na zona leste paulistana, promove neste sábado (22) uma importante campanha de prevenção do câncer de mama. O mutirão de saúde, aberto a toda a população, vai oferecer mamografias programadas, orientação e avaliação médica, palestras com especialistas e retorno de consultas.
O evento acontece no dia 22 de março, sábado, das 9h às 15h no Ambulatório Médico de Especialidades – AME Itaquera (Rua Santa Marcelina, 400 – Itaquera). Mais informações pelo telefone (11) 2070-6360 ou pelo site do hospital.
Enquanto sábado não chega, veja algumas dicas importantes que o pessoal do Santa Marcelina ofereceu sobre o câncer de mama:
– Nódulos ou tumor no seio, acompanhados ou não de dor.
– Alterações na pele que recobrem a mama, como abaulamentos, retrações (aspecto semelhante a uma casca de laranja).
– Nódulos palpáveis nas axilas.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura. O autoexame precisa ser feito duas vezes por ano após os 50 anos. Pra quem está no grupo de risco – por exemplo, quem tem parentes de primeiro grau que desenvolveram a doença -, o exame é recomendado a partir dos 35 anos.
Uma das formas de detectar os nódulos é o autoexame das mamas.
Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Levante os braços e observe se com o movimento do corpo aparecem alterações no contorno e superfície das mamas.
Deitada, apalpe a mama esquerda com a mão direita e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos e observe se há alterações.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira