.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
A presença do palhaço em um lugar como o hospital não parece mais algo tão inusitado, mas lá nos anos 90 era algo completamente fora da realidade; um choque. É bem verdade que quando se está deitado em um leito de hospital, sozinho e mergulhado nas consequências da doença, a figura do suposto médico que trata de bobagens e bobisses pode ser surpreendente, única.
O psiquiatra Flavio Falcone, de 33 anos, levou a figura do palhaço para um lugar nada comum. Fanfarrone, como é chamado, aborda usuários de crack nas ruas lotadas da Cracolândia, no centro de São Paulo, com o propósito de ganhar a sua confiança e convencê-los a iniciar um tratamento que possa livrá-los de uma das drogas mais consumidas no país.
Muitos usuários viam o palhaço e o rodeavam, cantavam com ele, conversavam, revelavam intimidades. O palhaço ajuda a estabelecer uma relação horizontal, de igual para igual, com o povo daqui. De médico, imediatamente se cria uma hierarquia que eu prefiro desconstruir, conta Flavio. Notou algo de semelhante com o Besteirologista?
Segundo ele, a escolha do palhaço não foi gratuita, deu um sentido para a sua vida. O palhaço lida com as sombras. Ele revela o lado ridículo de situações que, às vezes, levamos muito a sério. Eu sempre fui uma pessoa tímida. Passei a rir de mim mesmo, o que foi mais eficiente do que qualquer terapia. Parece que, hoje, renasci e vivo em outra encarnação, diz.
A matéria completa está no site do jornal O Estado de S.Paulo.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Perfeito !! Parabéns por essa linda e maravilhosa iniciativa ! Que outros siguam esse exemplo !