.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Pollyanna Diniz
No 3º episódio do podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, a conversa é sobre Cultura Popular- Ritos e Estéticas.
O ator e artista-formador da Escola Doutores da Alegria, Raul Figueiredo, recebeu Vanessa Rosa, artista, palhaça, arte-educadora e “matregestora” do projeto Terreiros do Riso, e Rafael Cristiano, ator e pesquisador, especialmente por meio da dramaturgia, sobre narratividade e temporalidades.
Dois artistas pretos, Vanessa e Rafael contaram como a cultura popular tomou força em suas trajetórias. Rafael, que cresceu no Grajaú, zona sul de São Paulo, falou que a mãe, quando o viu em cena pela primeira vez, lembrou que ela organizava as Festas de Reis com a família.
Vanessa, filha de nordestinos, vinda de uma família afro-indígena, reforçou que cultura é um direito, assim como a alimentação, salientou a importância das políticas públicas, como o Programa Vocacional, da Prefeitura de São Paulo, para que os jovens possam acessar outros modos de produção e de existência, e falou da família.
“O que é essa mulher, negra, periférica, fazendo comicidade? E aí eu começo a ouvir a minha família, porque o riso sempre esteve, a alegria sempre foi morada ali na minha casa, mesmo as coisas não estando necessariamente boas para a gente seguir a vida, a alegria sempre foi sustento, movimento. Então por que eu tinha que buscar longe, distante, fora até do Brasil (as referências)?”, questiona.
Além da família, as manifestações negras, como o cavalo-marinho e o reisado, também ajudaram a formar esses dois artistas.
A religião também é fonte criativa. Tanto Vanessa quanto Rafael são do Candomblé Ketu, maior e mais popular “nação” do candomblé. Nesse sentido, Rafael trouxe a figura de Exu, divindade que é “potência criativa, que deixa todo mundo em estado de gestação de algo novo, de algo criativo, de algo por vir”, explica.
Para Vanessa, a perspectiva das culturas negras como múltiplas e outros modos de entendimento sobre a existência, para além do eurocentrado, precisam estar presentes no percurso artístico, inclusive quando falamos sobre comicidades e palhaçaria.
Para ouvir e ver o episódio Cultura Popular – Ritos e Estéticas do podcast O Palhaço: O Que É?, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts e o nosso canal do YouTube.
A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira