.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Saiu a lista dos 19 grupos selecionados para o projeto Plateias Hospitalares, programa realizado pelos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro.
Foram recebidas 54 inscrições de grupos, companhias e artistas sediados no estado do Rio de Janeiro, interessados em apresentar suas criações para pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais.
O edital inclui as categorias Artes Cênicas/Circo, Música e Dança. Dentre os critérios de seleção estão a excelência artística do projeto, a criatividade, a originalidade, a qualificação dos artistas e técnicos e a adaptação da montagem a diferentes espaços de encenação.
Os selecionados serão convidados para a “Conversa Mole”, uma ação de boas-vindas ao projeto, onde os grupos conhecerão mais sobre o funcionamento do programa, da associação Doutores da Alegria e os próximos passos na execução do projeto.
Confira abaixo os grupos e os respectivos projetos selecionados:
Bagunço – Pílulas Sonoras, o cortejo hospitalar do Bagunço
Cia de 2 – Balangandã de histórias
Cia de Palhaços Etcétera e Tal – Pela Ponta do Nariz
Cia Doispralá Doispracá – Por que o céu é tão longe
Cia Sapato Velho – (En) Cantando através de Clássicos
Cia Sapato Velho – Ho Ho Ho com Há Há Há
Cia Teatral Milongas – Conversas Inversas Histórias Diversas
Circo Dux – Telepático
Conexão do Bem – Cortejo Conexão do Bem
Estrela Prateada – Cortejo Estrela Prateada
Ilana Pogrebinschi – Contos para fortalecer a coragem
Juliana Correia – Um mar de histórias
Léo Gaviole – O Circo do Seu Leo
Maravilhá – Maravilhá! Cancioneiro Brincante
Núcleo Na Gema – Kê Gracinha
Orquestra Circônica – Cortejo de Carnaval da Orquestra Circônica
Os Ciclomáticos Cia de Teatro – A Farra do boi-bumbá
Palhaço Funil – O menor picadeiro do mundo
Papa Vento – Histórias que curam
Inspirado no programa americano Hospital Audiences, que leva espetáculos aos hospitais, o projeto Plateias Hospitalares defende a ampliação do acesso à cultura e o conceito de que o hospital é mais um palco possível para as criações artísticas. Desde 2009, a proposta é promover apresentações de diferentes linguagens artísticas para uma plateia coletiva nos hospitais.
A curadoria do projeto é da associação Doutores da Alegria, que também oferece orientação aos artistas de como lidar com o ambiente hospitalar, a partir da experiência de 30 anos de atuação do programa de palhaços nos hospitais. O projeto Plateias Hospitalares inspira novas relações entre os profissionais de saúde e as comunidades do entorno dos hospitais.
Os espetáculos selecionados serão apresentados até julho de 2023, em calendário previamente acordado entre a organização, os hospitais e as companhias artísticas. Diante do cenário de pandemia, o início do calendário de apresentações ainda está em negociação com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Os hospitais parceiros do programa Plateias Hospitalares são: Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Saracuruna/ Duque de Caxias), Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo), Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói), Hospital Estadual Eduardo Rabello (Campo Grande/ Rio de Janeiro), Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti/ Rio de Janeiro), Hospital Municipal da Piedade (Piedade/ Rio de Janeiro), e Instituto Nacional de Cardiologia (Laranjeiras/ Rio de Janeiro).
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira