.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Neste mês oito hospitais públicos do Rio de Janeiro recebem espetáculos variados, envolvendo teatro, circo, dança e poesia.
As apresentações, gratuitas e abertas às comunidades locais, acontecem nos hospitais Adão Pereira Lima, Alberto Torres, Azevedo Lima, Eduardo Rabello, Piedade, Rocha Faria, Santa Maria e Tavares Macedo.
A programação é de curadoria dos Doutores da Alegria, que seleciona periodicamente companhias artísticas via edital de seleção.
Desde 2009 em atividade, a proposta do projeto é enxergar o hospital como um espaço que também pode ser habitado pela arte em suas mais diversas formas, como teatro, circo, poesia, música, etc.
Conheça a programação de abril:
1 de abril às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello – Campo Grande
{RIANTE!}, do grupo Circo da Silva
O disco {RIANTE!} é totalmente autoral, bilíngue e inspirado no mundo circense. Foi criado especialmente para divertir as crianças da América Latina e do Mundo. A cada faixa, o ouvinte se surpreende com a mistura de ritmos e aparição de elementos extramusicais, como brinquedos e efeitos especiais. A banda é formada pela palhaça-cantora UltraVioleta, pelo guitarrista-super-herói HomemBunda e pelo baterista-cozinheiro SiriPolvo.
Direção: Florencia Santangelo
Texto: Paula Preiss, Arturo Cussen
Elenco: Paula Preiss, Arturo Cussen, Reubem Neto e Julia Guerra
6 de abril às 14h
Hospital Municipal da Piedade – Piedade
Conexão do Bem, do grupo Conexão do Bem
Em um cortejo musical, com pandeiro, chocalho, escaleta, voz e violão, é apresentado através de números musicais e teatrais, composições e paródias autorais. Versões de sucessos de artistas populares como Tim Maia, Sidney Magal e Roberto Carlos compõem o eclético repertório.
Idealização: Felipe Haiut
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Mariana Barcellos, Nina Reis e Pedro Nêgo
7 de abril às 14h
Hospital Estadual Tavares Macedo- Itaboraí
Indefinidamente Indivisível, da Pulsar Cia de Dança
O espetáculo traça um roteiro de possibilidades e variantes. Bolas infláveis permitem que os corpos vivenciem a transformação e a imprevisibilidade do tempo e do movimento. O risco permanece, pois o erro é a parte viva do acerto: abre para o que pode vir a ser.
Direção, Concepção e Coreografia: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Elenco: Andrea Chiesorin, Bruno Almeida, Paula Mori, Raphael Arah, Rogério Andreolli
Bailarinos Convidados: Moira Braga, Beth Caetano e Pedro Cabelo
8 de abril às 14h
Hospital Estadual Alberto Torres – São Gonçalo
Circo a Céu Aberto, de Fabiano José de Freitas
Espetáculo circense solo que reúne esquetes cômicas, originais e clássicas, repleto de encontros, aplausos e muitos risos.
Texto, Direção e Elenco: Fabiano Freitas
Músico: Martin Lima
9 de abril às 14h
Hospital Estadual Santa Maria – Jacarepaguá
Triciclo, da Companhia Flor no Peito
Uma pequena fábula sobre amizade entre dois palhaços, mesclando técnicas como teatro de bonecos e música ao vivo, trazendo para o palco toda a experiência de um grupo que nasceu e se criou na rua. O texto discute a necessidade de escuta, a generosidade, o valor da amizade, a força do encontro e o amor à arte.
Roteiro: Marcio Libar e Cia Flor no Peito
Direção: Marcio Libar
Elenco: Ricardo Gadelha, Fabiano Freitas e Martin Lima
10 de abril às 14h
Hospital Estadual Azevedo Lima – Niterói
Poesia ao Pé do Ouvido, da Companhia de Teatro Íntimo
Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manuel de Barros, Vinícius, Manoel Bandeira, Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva Compania de Teatro Íntimo
Direção Musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela
Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O’Maihlan
13 de abril às 14h
Hospital Estadual Rocha Faria – Campo Grande
Conexão do Bem, do grupo Conexão do Bem
Em um cortejo musical, com pandeiro, chocalho, escaleta, voz e violão, é apresentado através de números musicais e teatrais, composições e paródias autorais. Versões de sucessos de artistas populares como Tim Maia, Sidney Magal e Roberto Carlos compõem o eclético repertório.
Idealização: Felipe Haiut
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Mariana Barcellos, Nina Reis e Pedro Nêgo
17 de abril às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Duque de Caxias
A Montanha das 3 Perguntas e Outras Histórias Misteriosas, de Ilana Pogrebinschi
Ilana Pogrebinschi narra 3 contos de 3 perguntas, 3 desejos, 3 presentes de 3 filhos. O primeiro veio do Vietnã: um menino que sobe uma montanha altíssima para perguntar a 3 gênios porque ele é tão feio. A segunda veio da Índia: um duende concede a seus amos que façam 3 pedidos antes dele partir. A terceira veio da África: um grande patriarca lança um desafio de sabedoria para escolher, entre seus 3 filhos, quem cuidará da tribo depois que ele se for. A atriz utiliza máscaras e bonecos de papel machê e batas africanas que o público veste para participar do último conto.
Texto, Direção e Elenco: Ilana Pogrebinschi
Músico: Daniel Raman
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira