.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Ele tem alguns centímetros, uma boca rosada e seus olhos lembram bolas de gude. O sonho da mãe do R. era que ele fosse pra casa.
Pois é, o menino nunca foi pra casa desde que nasceu e sua mãe sempre esteve ao seu lado. Eu (dr. Marmelo) e a dra Tan Tan nos oferecemos pra levá-lo dentro do nosso jaleco, mas a mãe disse que o garoto não podia sair da UTI porque ele não conseguia dormir. “Isso não é problema”, pensamos, a gente sabe cantar música de ninar, ele vai dormir na hora… Mas não bastava apenas a música de ninar, ele tinha que colocar um marca-passo diafragmático que o permitiria, enfim, ir para casa. Custou a chegar!
E enquanto não chegava, a gente fazia festa no corredor do Hospital Barão de Lucena. Um belo dia, estávamos eu e a Tan Tan em nosso plantão besteirológico, quando avistamos uma médica correndo em nossa direção:
– Gente, vocês já foram ao quarto do R. hoje?
– Não! – respondemos.
– Pois vão, ele vai deixar o hospital pra fazer a cirurgia. Ele conseguiu o marca-passo.
Fomos correndo lá no seu quarto. Antes de abrir a porta, a gente fez alguns sons. Olhamos escondidos pela porta e, quando o vimos, ele já deu um salto da cama e ficou nos esperando de braços abertos. Entramos cantarolando uma música.
– R, ainda nem é carnaval e você já vai pra o bloco. O bloco cirúrgico!
Perguntamos às médicas, enfermeiras, técnicas e mães que acompanhavam a visita se tinham dado banho no menino. Tinha acabado de tomar. Mas não custava nada tomar outro! Cantarolei uma música na minha viola e Tan Tan fez bolhas de sabão que voavam por todo o quarto. O menino não sabia o que fazer. Sua mãe pegava as bolhas na mão e colocava no sovaco do filho. Banho tomado!
Agora vamos ver se ele está girando bem da cabeça. Tirei uma flor gigante do meu bolso e ele fixou o olho nela. Pra onde eu ia com a flor, ele olhava e sua cabeça acompanhava seu olhar. Ou seja, girando bem da cabeça.
– Tudo pronto pra você ir para o bloco cirúrgico, R. Vamos sentir saudade do seu sorriso!
Fomos nos afastando lentamente, o quarto já não estava com a gente, ele mirava nossos passos bem de longe. Chegamos ao final do corredor e ele ainda olhava. Já nem ouvíamos o que era dito dentro do quarto. Vimos sua mãe falar algo no seu ouvido. Logo em seguida, ele coloca a mão na boca e solta um beijo.
Dr. Marmelo e Dra Tan Tan (Marcelo Oliveira e Tamara Lima)
Hospital Barão de Lucena – Recife
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Que DEUS os fortaleça em sua jornada, pois esse trabalho feito por vocês é algo INDISPENSÁVEL!!!
Parabéns à todos os envolvidos.
Paz e Luz…
Acho muito lindo o trabalho de vocês, levar a alegria pra esses pequenos, aliviar um pouco o sofrimento deles e de suas famílias!!!!! Parabéns pelo trabalho e que Deus ilumine cada vez mais o caminho de vocês!!!!!!
” Remédios aliviam a dor, mas sorrisos aliviam o sofrimento!!!”
Fico tão emocionada ao ler estas reportagem, do trabalho de vcs, toda dedicação levando alegria e esperança a estas crianças. Estão todos de parabéns, e que Deus os abençoe a todos, pena q não posso estar presente para dar um grande abraço em toda equipe mas recebam meu carinho e um abraço do coração.