.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
A partir deste ano, no dia 28 de setembro será comemorado o Dia Estadual dos Doutores da Alegria. A data passa a integrar também o Calendário Oficial do Estado de São Paulo, conforme prevê o projeto de lei idealizado pelo deputado estadual Afonso Lobato (PV) e aprovado no dia 18 de março deste ano. A data também já está no Calendário Oficial do Estado do Pernambuco — onde se localiza uma das unidades da ONG — desde 2012.
Tais iniciativas reforçam a relevância sócio-cultural da atuação dos Doutores da Alegria na sociedade. Hoje a atuação da organização é híbrida e acontece no âmbito da Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social. Transitamos por estes diferentes universos com o propósito maior de possibilitar o acesso à arte como um direito social.
Daiane Carina, coordenadora jurídica dos Doutores da Alegria, nos ajuda a refletir:
“Estas iniciativas apontam para questionamentos acerca do papel da arte hoje na sociedade. A arte é um bem necessário? A cultura é considerada uma necessidade básica assim como a saúde, educação e moradia? Do pondo de vista legal, o que estas leis efetivamente propõem como normatizador ou percursor de mudanças sociais? Qual o papel do ordenamento jurídico nisso tudo?
O grande filósofo e jurista Miguel Reale nos deixou como legado o conceito de que a vida jurídica está tão vinculada a processos sociais e as exigências éticas, que as normas não devem ser rigidamente jurídicas, mas abertas para uma série de perspectivas. Neste sentido, as leis nos apontam como perspectiva institucional a possibilidade de refletir e questionar o nosso propósito, o por que existimos e qual a nossa missão na sociedade.”
A organização Doutores da Alegria foi fundada em 28 de setembro de 1991 por Wellington Nogueira e completa neste ano 22 anos com a missão de levar alegria a ambientes adversos por meio da paródia do palhaço que finge que é médico.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira