.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Henrique Rímoli
Ator, palhaço e músico. Atua como Dr. Dus'Cuais na Doutores da Alegria, em São Paulo, desde 2013.
Montanha-russa é um brinquedo de parques de diversão. Mas segundo o dicionário, também pode ser “aquilo que passa por várias mudanças bruscas ou extremas durante um curto período de tempo, fazendo lembrar essa diversão”.
Um olhar rápido de Lala é o que nos recebia em seu quarto, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, em São Paulo. Os olhos vinham e depois baixam para a tela do celular. Falava pouco e só mexia a cabeça dizendo “sim” ou “não”.
Um dia entramos em seu quarto e – não lembro como exatamente – surgiu o assunto de princesas. Dra. Nina Rosa, minha colega besteirologista, disse que amava a Frozen. Bingo! Recebemos um sorriso e a mãe de Lala foi correndo pro armário, de onde tirou duas fantasias: uma da Branca de Neve e outra da Frozen. Brincamos bastante. Saímos do quarto mais animados para uma próxima visita, pois tínhamos conseguido um primeiro sorriso, uma primeira interação, e a garotinha tinha até trocado umas palavras com a gente.
No outro dia de visita, antes de entrar no quarto de Lala, encontramos um médico e conversamos sobre o caso da menina. E o médico quis saber como ela nos recebia, como era a nossa interação. Contamos tudo: que ela observava bastante, que não falava e não interagia muito e que em nosso último encontro tínhamos conseguido uma evolução.
Confiantes pelo nosso último encontro e com a conversa com o médico, lá fomos eu e Nina Rosa.
Entramos no quarto e vimos Lala embaixo do lençol. Tentamos de tudo e nada de a menina sair de lá. Deixamos o quarto sem ao menos um contato visual. Depois conversamos com a equipe de novo e contamos sobre o fracasso, embora soubéssemos que não iríamos desistir.
Na outra semana estávamos lá de novo. Entramos no quarto e aqueles olhos grandes nos acompanharam como no começo, só que agora mais que isso: além de falar, Lala começou a interagir com os palhaços. Criou bobagens, deu risada, parecia outra criança!
Nina Rosa mostrou o bichinho de estimação que morava em sua cabeça – um ratinho lindo – e Lala pediu pra cuidar dele até a próxima visita. E o ratinho estava sempre ao seu lado em nossos próximos encontros, e acho até que ele deu uma engordadinha de tão bem que foi cuidado!
Nossos encontros com Lala têm altos e baixos, são literalmente uma montanha-russa. E a gente encara mesmo com aquele frio na barriga de não saber o que vai encontrar pela frente. Às vezes tem um pouco mais de emoção, noutras só risada, mas sempre uma surpresa.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira