.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Existe uma demanda muito grande por orientação e formação. São dezenas de e-mails diários, ligações, mensagens no Facebook, visitas à nossa sede.
Grande parte daqueles que se aventuram a usar a máscara do palhaço não sabem como se vestir, maquiar e o que fazer quando chegam ao hospital. Normalmente fazem distribuição de balas, bexigas, revistas infantis e bolhas de sabão.
Achamos in-crí-vel que as pessoas entendam que é preciso, sim, o mínimo de entendimento da arte do palhaço para se arriscar em um lugar como o hospital.
Tentando atender a estes pedidos-quase-súplicas criamos em 2007 o programa Palhaços em Rede. Funciona assim: Doutores da Alegria promove encontros e oficinas que disseminam o conhecimento que obtivemos em 22 anos à frente deste trabalho. Também há um fórum on-line para o encontro dos grupos e um espaço no site em que é possível encontrar grupos em todas as regiões do Brasil.
O programa também estimula os grupos a terem sua própria identidade e seu meio de obter recursos. Segundo Raul Figueiredo, tutor do programa, é uma forma de contribuirmos na formação de uma nova cultura, de um novo profissional de saúde, inspirado na figura humanizada do palhaço, com seus erros e defeitos. “Afinal de contas, como diz o ditado: ERRAR É HUMANO… Mas no hospital ERRAR é sinônimo de incompetência… Daí que esse paradoxo fica interessante e cria um bom jogo entre o palhaço e o médico, o que resulta na sátira feita pelos besteirologistas.”, conta ele.
A cada dois anos acontece um grande encontro nacional de palhaços em atuam em hospitais. Outras informações sobre encontros e oficinas do Palhaços em Rede podem ser obtidas pelo e-mail rede@doutoresdaalegria.org.br. Toda a receita obtida com a formação é destinada à manutenção das atividades da organização. Saiba mais.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Meu sonho é ser doutor da alegria. Mas nao sabia que precisa ser profissional da área da saúde.
Boa tarde ,
Participo de grupo de jovens e este iremos começar a fazer este projeto doutores da alegria …
Bom dia amigos, participei de dois encontros dos Palhaços em Rede e foi muito bom para meu grupo em Guarulhos, podemos dizer que foi um divisor de aguas, muito rico….
Boa tarde,
Admiro muito o trabalho de vocês e sempre me perguntei o que fazer para ser uma doutora da alegria. Lendo esta e outras matérias percebo que necessitamos de formação, nada mais justo! Bom, queria parabenizar esse trabalho lindo e importante que realizam, que modifica e melhora o dia de quem precisa muito de força e claro, de alegria. Quem sabe, em um futuro próximo eu possa estar entre vocês espalhando o bem. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e muita alegria para todos. 🙂
Sou grata por fazer parte dos Palhaços em Rede,obrigada Drs da Alegria,saber mais é essencial,saber o que e como fazer é nossa obrigação,ser comediante,ser palhaço e ser besteirologista requer humildade,dedicação e aperfeiçoamento,sempre!
É comum milhares procurarem os cursos,todos acham que é apenas colocar o nariz vermelho,ah não é mesmo,por isso é tão importante que coordenadores,professores,ongs,grupos se dediquem e se empenhem em mostrar o que nosso mestre Well diz¨O engraçado é que é sério!¨ e mostrarmos que é fundamental o aprendizado.Pôxa,e as pessoas nem imaginam como os bons palhaços de hospital estudam se dedicam para isso!Ufa!