.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Juliana de Almeida
Atriz e palhaça. Atua como Dra. Baju na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2010.
Eu eu Micolino ficamos interessados em uma pessoa aqui no hospital. A gente fica só de olho.
Ele é um médico pediatra, e dos grandes. Não, não tem a ver com estatura. Esse médico é grande, notável, extraordinário e fundamental. Grandão assim. Não é fácil explicar com palavras. Ele é tão grande que talvez por ele não caber nele mesmo é que ele se dê e se distribua pra tanta gente, especialmente para os pacientes e acompanhantes.
Eu nem sei se esse doutor tem ciência disso.
Que ele é tão especial e importante que só com a atenção e maneira como fala e olha, penso que ele cuida de uma matéria preciosíssima: a dignidade do ser humano. Quem não deseja verdadeira atenção em momentos de dor, preocupação, medo? E como se não bastasse, ele ainda arruma tempo de perturbar a gente da Besteirologia. Tem hora que não dá pra saber quem é médico e quem é palhaço.
Sabemos que a rotina de um hospital não é fácil para quem trabalha nele. É admissão de paciente novo, exame, prescrições, intercorrências, é maqueiro passando de um lado, é técnica vindo de outro pra fazer curativo, é criança chorando de medo e dor, é a moça da limpeza que bate o hospital todinho e, quando não tem mais nada pra fazer, deve bater a Avenida Caxangá de cima a baixo…
Mas minha gente, a pergunta que não quer calar é: o que faz esse médico ser como ele é?
Não sabemos. Todavia, durante anos de espionagem, ops, de observação, testemunhamos algumas coisas: senso de respeito, empatia, olho no olho, graça, comprometimento, competência. Esses não são apontamentos genéricos, a gente sabe bem de quem tá falando.
O que a gente não sabe (não sei se vocês perceberam) é escrever o nome dele, aliás, o sobrenome! É que solenidades são tratadas pelo seu sobrenome. Agora, o dele tá complicado. Também, pudera! Um sobrenome que só tem consoante só pode ser um trava-língua, daí que a gente o chama de Dr. Sopa de Letrinhas.
A verdade é que, com ele, não tem cerimônia, pode chamá-lo de Dr. Marcelo – o prazer será todo seu. Enquanto isso, a gente segue espiando o senhor, viu? Vai que a gente aprende alguma coisa…
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira