.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Uma comunicação bem estabelecida. É assim que costumamos definir a alegria.
Com isso em mente, contamos a história de um paciente que mora na UTI do Hospital Barão de Lucena, no Recife. Desde que nasceu, o pequeno B. convive com as pessoas que trabalham ou que passam por ali. Impedido de falar, ao menos da forma convencional, ele tem seus próprios códigos pra estabelecer um diálogo:
1 piscada de olhos para “não” e 2 piscadas para “sim”.
O que temos percebido é que o verdadeiro diálogo acontece para além de algumas piscadas. Lá no fundo dos olhos de um azul celestial, percebemos e entendemos, verdadeiramente, o conceito de comunicação. Pelo olhar, não por palavras, não por gestos ou piscadas, mas, verdadeiramente, pelo olhar.
E é tanto o que ele pode dizer: aprovações, desaprovações, consentimentos, melancolia, alegria… Quem nunca se entregou através do olhar quando se está apaixonado, por exemplo? É assim que acontece com nosso querido B: o diálogo se estabelece e isso é o que importa!
Seja pelas piscadas ou “apenas” pelo olhar, a cada visita tem dois besteirologistas mais e mais apaixonados pela possibilidade de, a cada encontro, poder aprender um pouco mais sobre a importância da comunicação e a sua profundidade.
Dra. Baju (Juliana de Almeida) e Dr. Micolino (Marcelino Dias)
Hospital Barão de Lucena – Recife
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira