.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Pacientes adultos e idosos, além de funcionários de hospital e de comunidades do entorno de oito hospitais do Estado do Rio de Janeiro recebem em maio uma programação cultural elaborada por Doutores da Alegria.
O projeto Plateias Hospitalares cria novos espaços de interação entre a arte e a saúde, ampliando o acesso à cultura por meio de apresentações em hospitais, além de trazer outro olhar artístico para companhias locais, que trazem espetáculos tradicionalmente exibidos em grandes palcos para enfermarias e corredores hospitalares, para um público que muitas vezes tem ali seu primeiro contato com a arte.
Veja a programação de maio:
11 de maio às 14h
Hospital Municipal da Piedade (geral) – Piedade
Companhia de Teatro Íntimo com o espetáculo “A balada do amor através das idades”
Na voz de nossos poetas, acompanhamos a saga entre duas pessoas em seus desencontros amorosos através das idades, até que, na velhice, descobrem que são almas que se buscam à muitas vidas.
Direção: Rafael Sieg
Texto: roteiro de poesias do grandes poetas brasileiros – Carlos Drummond, Vinicius de Morais, Adélia Prado, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Adélia Prado, Cecília Meireles…
Elenco: Fernanda Boechat e Caetano O’Maihlan
Duração: 40 minutos
12 de maio às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (emergência) – Duque de Caxias
Conexão do Bem com o espetáculo “Game show”
Espetáculo interativo inspirado na estrutura de um programa de auditório, no qual a plateia é convidada a participar ativamente da cena. Cada apresentação se propõe como um espetáculo completamente diferente, onde o desenrolar das cenas e seus desfechos dependem da participação do público.
Direção e texto: Conexão do Bem
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araujo, Marianna Pastori, Nina Reis, Pedro Nêgo.
Duração: 40 minutos
17 de maio às 14h
Hospital Estadual Santa Maria (tuberculose) – Jacarepaguá
Cia Lunáticos Crew com o espetáculo “Reflexos instantâneos”
Após retornarem de uma temporada de anos morando na Europa, os irmãos Oz Gemeos decidem rever e matar a saudade do bairro boêmio da Lapa, onde fizeram história com seu breakdancing. Nesse passeio encontram dois antigos parceiros, o MC Big Papo Reto e o beatboxer Tommaso Nemore. A dupla de dançarinos os convida para o “rolé” e decidem mostrar um pouco do que aprenderam e usaram para sobreviver nas ruas do Velho Continente.
Direção: Jorge Sankler
Texto: Jorge Sankler & Jorge Luciano
Elenco: Jorge Sankler, Jorge Luciano, Antônio Cassiano e Tommaso Nemore
Duração: 60 minutos
18 de maio às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello (geriatria) – Campo Grande
Pandorga Companhia de Teatro com o espetáculo “Juvenal, Pita e o velocípede”
Um teatro foi o lugar escolhido por Pita para reencontrar o amigo de infância que ela não vê há 30 anos. Juvenal hoje tem cerca de 40 anos. Enquanto espera a amiga chegar no teatro, ele relembra diversas histórias dos tempos de criança: como ele recebeu o nome de Juvenal, o dia em que ganhou o velocípede do tio, a paixão pelo personagem japonês Ultraman, como ele conheceu a Pita, entre outras.
Direção: Cadu Cinelli
Texto: Cleiton Echeveste
Elenco: Eduardo Almeida
Duração: 55 minutos
19 de maio às 14h
Hospital Estadual Tavares Macedo (hanseníase) – Itaboraí
Companhia Meraki com o espetáculo “Tirando a limpo – A história de um circo”
Uma dupla inseparável de faxineiras é contratada para limpar um circo que fechou, pois sua maior estrela, O Palhaço, fugiu! Neuza e Nilcéia, nossas personagens e autoras, partindo da notícia da fuga do Palhaço e dos objetos deixados para trás vão construindo uma trajetória imaginária para o artista em países fictícios. O Dono do Circo, o Mágico, A Mulher Barbada, O Homem Mais Forte do Mundo e A Bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras em uma história divertida e que é, acima de tudo, o retrato de uma amizade.
Direção: Breno Sanches
Dramaturgia: Breno Sanches com colaboração de Ana Luiza França e Aline Oliveira
Elenco: Ana Luiza França e Aline Oliveira
Duração: 50 minutos
23 de maio às 14h
Hospital Estadual Azevedo Lima (emergência) – Niterói
Companhia de Teatro Íntimo com a intervenção cênica “Poesia ao pé do ouvido”
Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manoel de Barros, Vinícius, Manoel Bandeira,Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva da companhia
Direção musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O’Maihlan
10 de maio às 14h
Hospital Estadual Alberto Torres (emergência) – São Gonçalo
Os Tapetes Contadores de Histórias com o espetáculo “Mãos que contam”
Em belos livros de pano confeccionados artesanalmente são narradas histórias da tradição oral peruana que nos remetem à origem das coisas. No caso da “Mama Rayhuana”, conheceremos como surgem os alimentos, em “Raposa e o preá” e no “Mono Machin” saberemos das espertezas dos bichos para conseguir sobreviver, e conheceremos histórias da época em que os deuses andavam na terra no “O mistério das ilhas Pachacamac”, bem como a versão andina de “João e Maria” na “Atchique” (a bruxa das montanhas).
Direção: Cadu Cinelli
Texto: Contos da tradição oral andina e Os Tapetes Contadores de Histórias
Elenco: Edison Mego, CaduCinelli, Rosana Reátegui e Warley Goulart
Duração: 45 minutos
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira