.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Dia desses, ao entrar em um quarto bem enfeitado e cheio de brinquedos, de um menino muito sorridente e de olhos bem vivos, filho de pais e neto de vó bem animados, os besteirologistas Greta e Pistolinha conheceram JP. Todas as visitas ao menino eram regadas a muita música e muita dança.
– Dr. Pistolinha, toca aquela! – ele sempre pedia ao entrarmos no quarto.
O aniversário do menino se aproximava, e como nós não estaríamos no hospital naquele dia, demos os parabéns adiantados e nos desculpamos por não podermos participar da festa. A mãe do menino disse que guardaria um pedaço de bolo.
Na visita pós aniversário, Greta já chegou perguntando:
Greta: Cadê o bolo?
JP: Está guardado!
Greta:Onde?
JP:Na minha barriga!
Tomamos o maior bolo! É que ele disse que na geladeira iria estragar… Os outros encontros foram sempre muito divertidos.
Então chegou o dia em que Greta e Pistolinha foram pegos de surpresa! Quando JP recebeu alta, o que se esperava era uma alegria sem par. E foi o que partiu dos besteirologistas ao receberem a notícia. Fizeram uma verdadeira festa para ele!
Pistolinha tocou a sua música preferida, Greta dançou, ele quis sair do quarto e no corredor fez um duo com o palhaço, tocando sua guitarra invisível. Greta ficou tão contente que o presenteou com seu “tubarão de luva” que tanto o impressionava quando ela perseguia seu parceiro. Enfim, foi uma linda despedida regada a abraços, risadas e muitas fotos. Depois disso, um simples tchau seria suficiente.
Mas não foi o que aconteceu.
Assim que a dupla foi se distanciando pelo corredor, aquela carinha que nos observava partindo foi se contraindo e dela brotaram lágrimas. Quando terminaram o trabalho naquele setor, os besteirologistas resolveram voltar ao quarto do menino e ele ainda chorava. A mãe lhes disse:
– Ele não consegue parar de chorar, disse que queria ficar mais um tempo no hospital para poder continuar a vê-los.
Então eles entenderam que aquelas eram as lágrimas de uma “saudade antecipada”. E não era preciso nenhum exame besteirológico para descobrir isso.
Dra. Greta Garboreta (Sueli Andrade)
Dr. Pistolinha (Duico Vasconcelos)
Instituto da Criança – São Paulo
Outubro de 2013
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
Lindo o trabalho de vocês, que Deus abençoe essa equipe que nunca falte força para que continuem fazendo o bem a tantas crianças que necessitam …. abraços