. Hospital Municipal da Piedade, do Rio de Janeiro, recebe projeto Plateias Hospitalares – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Hospital Municipal da Piedade, do Rio de Janeiro, recebe projeto Plateias Hospitalares

24 de março de 2015
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 2
Compartilhar 0

Mais um hospital público recebe uma programação cultural, sob curadoria da ONG Doutores da Alegria, e passa a integrar o projeto Plateias Hospitalares: o Hospital Municipal da Piedade.

plateias hospitalares hospital piedadeO projeto foi selecionado em 2014 pelo II Programa de Fomento à Cultura Carioca, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, e obteve recursos para atuar em três hospitais municipais ao longo de 2015. Um dos objetivos da parceria entre os Doutores da Alegria e a Secretaria é levar o projeto para outras unidades da rede.

No dia 18 o hospital recebeu uma palestra de Wellington Nogueira, fundador da ONG, que ressaltou os benefícios da presença dos artistas para os pacientes internados. No dia 24, às 14h, a Companhia de Teatro Íntimo faz a intervenção cênica Poesia ao Pé do Ouvido para todo o hospital. Os atores declamam poesias de Drummond, Manuel de Barros, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros junto a músicas que tornam o teatro bastante íntimo e sensível. 

“Os atores buscam que os pacientes criem um novo significado para a internação hospitalar ou a realização de um exame. Tudo é feito com muito respeito, sem invadir o espaço. Acreditamos que a alegria põe o paciente em contato com seu lado mais saudável e, assim, desenvolve uma nova maneira de lidar com doença”, explicou Wellington Nogueira.

O coordenador médico do Hospital Municipal da Piedade, José Alberto Vaz, aprovou a iniciativa: “O resultado foi fantástico, dentro da proposta de humanização do atendimento do hospital. A dinâmica melhora a resposta do paciente ao tratamento a partir de uma maneira mais humana com atividade lúdica, como poesia e música”.



Categorias


Lá do arquivo

Você também pode gostar

Doutores da Alegria


Postado em:

Tags

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
0 Autores de comentários
Clowning & Clowns: research in the context of care. | Blog da MorganaPalhaçaria e Palhaço: pesquisa e atuação no contexto do cuidado | Blog da Morgana Autores recentes de comentários
  Receber notificação  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Notificação de
trackback

[…] Mais informações no link. […]

trackback

[…] For more information you can click here. […]

Existem 2 Comentários.