.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro recebem em agosto intervenções artísticas variadas sob a curadoria da associação Doutores da Alegria.
Neste mês as apresentações envolvem música, poesia, palhaço e até mesmo um espetáculo interativo que teve suas origens dentro dos hospitais. Desde 2009 Doutores da Alegria aposta na união entre a saúde a arte e seleciona, dá formação e produz intervenções em sete hospitais públicos locais, oferecendo acesso à cultura para pacientes, acompanhantes, profissionais que atuam na área e comunidades do entorno.
Em função das Olimpíadas na cidade, o calendário cultural inicia nos dias 1 e 4 de agosto e é retomado no dia 24, seguindo até o final do mês. Veja:
AGENDA CULTURAL DE AGOSTO
01.08 (segunda) às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (emergência) – Duque de Caxias
Cortejo musical com o Grupo Massa
04.08 (quinta) às 14h
Hospital Estadual Alberto Torres (emergência) – São Gonçalo
Cortejo musical com o Grupo Massa
24.08 (quarta) às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello (geriatria) – Campo Grande
Intervenção cênica “Poesia ao Pé do Ouvido” com a Cia de Teatro Íntimo
Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manoel de Barros, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira,Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva Companhia de Teatro Íntimo
Direção musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O’Maihlan
25.08 (quinta) às 14h
Hospital Estadual Santa Maria (tuberculose) – Jacarepaguá
Espetáculo “Game Show” com o grupo Conexão do Bem
Espetáculo interativo inspirado na estrutura de um programa de auditório, no qual a plateia é convidada a participar ativamente da cena. Cada apresentação se propõe como um espetáculo completamente diferente, onde o desenrolar das cenas e seus desfechos dependem da participação do público.
Direção e texto: Conexão do Bem
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araujo, Marianna Pastori, Nina Reis, Pedro Nêgo
Duração: 40 minutos
26.08 (sexta) às 14h
Hospital Estadual Azevedo Lima (emergência) – Niterói
Cortejo musical com o grupo Conexão do Bem
Em um cortejo musical, com pandeiro, chocalho, escaleta, voz e violão, é apresentado através de números musicais e teatrais, composições e paródias autorais. Versões de sucessos de artistas populares como Tim Maia, Sidney Magal e Roberto Carlos compõem o eclético repertório.
Idealização: Felipe Haiut
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Mariana Barcellos, Nina Reis e Pedro Nêgo
30.08 (terça) às 14h
Hospital Municipal da Piedade (geral) – Piedade
Espetáculo “Kê Gracinha” com o Núcleo Artístico Gema
Espetáculo de palhaço para todos os públicos. Chega de repente no hospital um palhaço, com sua mala, e todas as suas bugingangas e múltiplas habilidades. As crianças são os jurados e o palhaço Gracinha apresenta números de malabarismo, mágica, musical e até acrobacias. Ele tem que convencer as crianças de que está apto a entrar no grande mundo do circo, e junto dessa história todos se divertem.
Criação e atuação: Renato Garcia
Sonoplastia: Arthur Souza
Duração: 50 minutos
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira