.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
A associação Doutores da Alegria inicia neste ano uma parceria com o Hospital da Mulher Heloneida Studart, no Rio de Janeiro, que integrará o projeto Plateias Hospitalares.
A proposta é ampliar o acesso à cultura e criar novos espaços de interação entre a arte e a saúde por meio de uma programação cultural especial, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno.
A primeira apresentação será dia 22 de novembro, com o espetáculo Poesia ao Pé do Ouvido, que relembra grandes poetas brasileiros através da música. O grupo Companhia de Teatro Íntimo, que encenará o musical, vai homenagear os poetas Manoel de Barros, Adélia Prado, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais e Cecília Meireles, entre outros.
O projeto nasceu em 2009 e está presente em oito hospitais públicos do Rio de Janeiro. “O Hospital da Mulher é referência no trabalho de prevenção junto a adolescentes, tendo em vista o alto índice de gravidez precoce. É muito importante para nós ter uma parceria com um hospital público de administração direta, com eficiência nos atendimentos à população pelo SUS”, conta Luis Vieira da Rocha, diretor-presidente do Doutores da Alegria.
“Nossa Unidade sempre primou pelo atendimento respeitoso e humanizado. Acreditamos que os estímulos lúdicos vindos da arte, da música, das brincadeiras e da alegria fazem bem ao coração e colaboram com a saúde do corpo, principalmente quando o corpo precisa de um pouco mais de cuidado. A oportunidade de acolher os Doutores da Alegria em nosso hospital é um privilégio ímpar. Mal posso esperar para ver esse encontro, a reação de nossos pacientes e colaboradores ao serem surpreendidos por um espetáculo diferente que terá espaço em um lugar inusitado. Permear uma rotina dura com arte e alegria é trazer novas perspectivas de encarar essa rotina e, quem sabe, transformá-la em algo mais leve e otimista”, comenta Dra Ana Teresa Derraik Barbosa.
O Hospital da Mulher Heloneida Studart é o primeiro da rede estadual de saúde totalmente especializado no atendimento a gestantes e bebês de alto risco. Com cerca de 3 mil consultas ambulatoriais, 500 partos e 40 mil exames laboratoriais e de imagem realizados mensalmente, o HMHS é hoje a principal unidade de referência para esse tipo de atendimento na Baixada Fluminense.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira