.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
No próximo dia 7 de março, terça-feira às 19h30, o documentário “Minha avó era palhaço” será exibido na sede dos Doutores da Alegria, em São Paulo.
A exibição é aberta ao público e conta a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, conhecida como “o” palhaço Xamego. Após o filme, de 52 minutos, haverá um bate papo com Mariana Gabriel (foto), neta da palhaça e uma das diretoras do documentário, ao lado de Ana Minehira.
Entre os assuntos discutidos estão o racismo, o machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense. Xamego fez parte da história do grande Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960 e suas apresentações, ao lado do marido Reis, eram anunciadas pelo baião homônimo de Luiz Gonzaga.
Os trabalhos duraram cerca de dois anos, com equipe particularmente envolvida pelo tema deste palhaço-mulher que, no camarim amamentava os filhos – teve nove – e no picadeiro alegrava e seduzia a plateia com seus chistes, pilherias, cachorros e gatos amestrados e musicais hilários.
Para participar basta comparecer à sede dos Doutores da Alegria na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros (a 15 minutos da Estação Clínicas do metrô). A entrada está sujeita à lotação do espaço.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira