.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Neste mês o projeto Plateias Hospitalares acontece simultaneamente nos hospitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Rio, onde existe desde 2009, haverá sete apresentações; em São Paulo, ainda como piloto, acontece no dia 17 de maio no Hospital Geral de Pedreira.
O objetivo do projeto é propor uma mudança de olhar em relação aos hospitais e transformá-los em ambientes que também guardam arte e cultura para seus pacientes. Os Doutores da Alegria atuam como curadores e formadores, convidando artistas das mais diversas linguagens a se apresentarem nos hospitais. Forma-se não somente o artista para atuar naquele ambiente, mas também um público que muitas vezes nunca teve acesso ao teatro, por exemplo.
Conheça os espetáculos que chegam aos hospitais públicos:
14 de maio (terça) às 14h
Hospital Estadual Rocha Faria (emergência) – Campo Grande (RJ)
Quixotesca e Pançuda! O Roubo dos Anéis de Saturno
Texto e Direção: Larissa Câmara
Elenco: Patrícia Ubeda, Camila Nhary e Larissa Câmara (stand-in Verônica Rocha)
Duração: 45 minutos
Livremente inspirado em Dom Quixote, de Cervantes, o espetáculo infantil conta a história de Quixotesca e Pançuda, duas amigas que são chamadas pelas Constelações Cão Maior e Cão Menor para desvendar o misterioso roubo dos que anéis de Saturno. Os episódios da aventura prometem despertar no público um novo olhar sobre o espaço, e sobre um grande clássico da Literatura mundial.
16 de maio (quinta) às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello (geriatria) – Campo Grande (RJ)
Bando de Palhaços
Grupo de artistas que realizam cortejos musicais pelos corredores do hospital.
17 de maio (sexta) às 11h
Hospital Geral de Pedreira – Pedreira (SP)
Roda Besteirológica
Direção: Fernando Escrich
Elenco: Márcio Douglas, Marcelo Marcon, Nilson Domingues, Sandro Fonte, Sueli Andrade e Val de Carvalho
Duração: 40 minutos
Os artistas do elenco paulistano dos Doutores da Alegria se reúnem em duplas e trios para apresentar cenas criadas a partir do dia a dia nos hospitais em interações com as crianças, acompanhantes e profissionais de saúde.
21 de maio (terça) às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (emergência) – Duque de Caxias (RJ)
Histórias de Reinos Distantes
Texto e Direção: Ilana Pogrebinschi
Elenco: Ilana Pogrebinschi
Duração: 55 minutos
Neste novo espetáculo Ilana Pogrebinschi narra três histórias curiosas sobre reis e princesas. São contos tradicionais: dois brasileiros e um oriental que trazem a sabedoria antiga para os tempos modernos. A contadora utiliza colares de origami, colheres de pau, chapéus orientais, canções tocadas ao violão e flauta transversa que dialogam com a narrativa num tom delicado e harmonioso.
23 de maio (quinta) às 14h
Hospital Estadual Tavares Macedo (hanseníase) – Itaboraí (RJ)
Bando de Palhaços
Grupo de artistas que realizam cortejos musicais pelos corredores do hospital.
arte besteirologista canal dos Doutores no Youtube choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live médico música música palhaço palhaço palhaços em rede palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira